sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Rastros de um clássico




Os grandes faroestes do cinema sempre contaram com boas tramas, cenários grandiosos, uma trilha sonora épica e um protagonista cativante, rodeado de coadjuvantes marcantes e um ou mais antagonistas igualmente destacados. Descrever a trama de Red Dead Redemption como um filme, a busca de John Marston pela redenção pelo passado nebuloso num cenário que vai do Texas ao México encontrando figuras como a fazendeira Bonnie MacFarlane ou o revolucionário Abraham Reyes, não seria nada incoerente. Até mesmo porque além de todos esses fatores estão presentes a trilha sonora e os antagonistas marcantes. Todavia, Red Dead Redemption é um jogo, um dos melhores de sua geração.


Quando anunciado pela Rockstar, na época do grande sucesso de GTA IV, muitos esperavam um “sucessor espiritual” de GTA só que dessa vez, no velho oeste. Mas Red Dead Redemption é muito mais que um sandbox de época, é uma experiência interativa completa com um gameplay sólido e uma narrativa digna de cinema. Na verdade, Red Dead Redemption é o sucessor espiritual de outro jogo, o clássico de Playstation 2, Red Dead Revolver!


O jogo usa a engine Rage e o sistema de física Euphoria que, após as devidas atualizações e correções depois do lançamento, garantem maior realismo na movimentação dos personagens e nas mecânicas de jogo. O jogador, na pele de John Marston, pode jogar pôker, apostar no arremesso de ferraduras, aceitar duelos tradicionais, caçar foras-da-lei, domar cavalos selvagens, trabalhar em fazendas e uma série de outras atividades que o mundo aberto do jogo permite. Isso sem falar em salvar donzelas indefesas, ou mesmo ser vítima do golpe de alguma não tão indefesa.


Como se não bastasse, o jogo ainda contém um componente multiplayer com modos de jogo que permitem até 16 jogadores em modos competitivos e cooperativos. Um dos modos, o free roam, permite o grupo explorar o mapa do jogo na íntegra formando bandos, realizando saques, fazer o que o jogador bem entender.


Contar mais sobre a trama do jogo seria um crime já que o grande atrativo do jogo, além da liberdade de sempre dos mundos abertos da Rockstar, é a jornada do protagonista John Marston em sua busca por redenção, como bem diz o nome do jogo. Já se passaram 3 anos do lançamento desse clássico, mas nunca é tarde pra quem ainda não conhece o jogo descobrir o motivo pra tantos elogios pro excepcional faroeste da Rockstar.


Vale a pena aproveitar a promoção da Abraão Games, Red Dead Redemption está saindo R$69,90 tanto na versão de PS3 como na de XBOX 360.


Nenhum comentário:

Postar um comentário