quinta-feira, 25 de abril de 2013

Review - Injustice: Gods among us


Injustice: Gods among us é um jogo de luta da NetherRealm Studios, o segundo trabalho do estúdio responsável pela renovação da série Mortal Kombat em 2011, e é também fruto de uma parceria do estúdio com a editora de HQs DC Comics. Assim que saíram as primeiras notícias sobre o jogo os fãs dos personagens da DC Comics entraram em êxtase enquanto os fãs de jogos de luta logo começaram a temer por um novo “Mortal Kombat” com os personagens da DC e sem o principal elemento da série, os fatalities e todo seu gore. Injustice faz uso da Unreal Engine 3, também usada no Mortal Kombat de 2011 e cuja qualidade gráfica já começa a mostrar que uma nova geração de consoles está a caminho.

Batman em Injustice

O lançamento do jogo veio aplacar os fãs de jogos de luta e agradar em cheio os fãs de HQ. Injustice é um jogo de luta bem realizado, com identidade própria, uma mecânica fácil de aprender e colocar em prática ao mesmo tempo em que recompensa quem quiser se dedicar a dominar o estilo de jogo de cada personagem. É a máxima do “fácil de aprender, difícil de dominar” tão destacada nos jogos recentes, o que é bom pois agrada os mais variados públicos e distancia a série de jogos mais tecnicamente exigentes como a série Street Fighter da Capcom ou King of Fighters da SNK.

Mulher-Maravilha encara Superman

O jogo não é uma versão de Mortal Kombat com personagens da DC e sim um jogo de luta com elementos próprios como por exemplo a possibilidade de usar itens ou partes do cenário a seu favor durante a luta bem como a transição de cenários o que lembra muito o tipo de embate visto nos quadrinhos de super-heróis com os personagens lutando e destruindo tudo a sua volta no processo. É o ápice do “fan service”, principalmente com as referências ao fundo de cada cenário ao Universo DC dos quadrinhos.

Vale destacar as lutas no cenário dentro do Asilo Arkham onde o jogador pode arremessar o adversário dentro da cela do Espantalho e o mesmo aplica seu gás do medo no personagem antes de jogar ele pra próxima área do cenário. Na transição seguinte, se o jogador seguir jogando o adversário entre telas temos uma cela com o Pinguin, o Duas-Caras, o Crocodilo e o Charada que recebem o personagem e fazem um “corredor polonês” com ele causando dano a cada golpe. Essas transições de cenários são alcançadas com um golpe simples no oponente, fácil de executar e certamente recompensador caso o jogador acerte.

Interação com o cenário do Asilo Arkham

No cenário da Sala da Justiça aparecem a Giganta e o Esmaga Átomo lutando ao fundo, gigantes, tal qual nas HQs. Quando o golpe de transição de tela é executado com sucesso, o oponente é jogado na mão da Giganta que fecha o punho com o adversário do jogador dentro e acerta o Esmaga Átomo com a mesma mão, depois arremessa o oponente pra próxima transição de tela.

Giganta enfrenta Esmaga Átomo no fundo do cenário da Sala de Justiça

O jogo tem um modo história com uma trama envolvendo realidades paralelas e um evento chave que divide as duas realidades apresentadas na trama, pano de fundo típico das HQs da DC. O modo pode ser terminado em pouco mais de 3 horas e está diretamente interligado aos quadrinhos digitais lançados pela DC antes do lançamento do jogo, aumentando assim o conteúdo relacionado ao jogo aos fãs mais devotos. Injustice apresenta também um modo árcade tradicional com lutas entre personagens, contra vilões apenas ou contra heróis entre outras variações da mesma modalidade, cada variação destravada conforme o progresso do jogador dentro do modo. O modo multiplayer é igualmente satisfatório e não demorou pra oferecer adversários disponíveis logo que iniciado. O jogo ainda inclui o modo Laboratórios S.T.A.R. com vários desafios a serem completados, um modo envolvendo cartas colecionáveis dos personagens do jogo e os tradicionais bônus ao jogador com extras a serem destravados na medida em que o jogador acumula cartas que servem como moeda de troca no jogo.

As missões dos laboratórios S.T.A.R. acrescentam um modo de desafios semelhante à torre dos desafios de Mortal Kombat mas com missões voltadas aos poderes dos heróis da DC

Quem possui iPhone, iPod ou iPad pode jogar a versão gratuita com micro transações pra iOs do jogo, uma variação mais simplificada envolvendo um sistema de cartas de personagens pra orientar as lutas durante o jogo, cada carta equivale a um personagem que o jogador pode usar pra montar sua equipe durante as lutas. São lutas de 3 contra 3 e a cada luta, o jogador gasta um marcador de energia que uma vez esgotado, exige que o jogador aguarde recarregar pra que siga para a próxima luta. Cada carta de personagem tem upgrades disponíveis com novas habilidades e melhorias que podem ser destravados com moedas do jogo que são recebidas a cada vitória. O jogo lembra vagamente Batman: Arkham City Lockdown desenvolvido pela mesma NetherRealm Studios e que também consiste num jogo de luta só que mais tradicional e com a mesma qualidade gráfica notável, graças à versátil Unreal Engine 3. Vale destacar a versão mobile do jogo porque através do login na conta da Warner Interactive o jogador destrava conteúdo e skins alternativas tanto na versão pra console do jogo como na versão mobile. Não há necessidade de gastar com as micro transições do jogo a menos que o jogador queira destravar logo personagens e habilidades que ele pode destravar apenas com tempo de jogo.

Versão do jogo pra iOs

A versão nacional do jogo inclui skins alternativas de Arkham City pro Batman, a Mulher Gato e o Coringa, além de incluir um blu-ray da animação Liga da Justiça: Doom na versão pra PS3 e em DVD na versão pra XBOX 360. O jogo veio inteiramente dublado no Brasil pelas mesmas vozes utilizadas nas animações da Warner dos personagens da DC Comics. Salvo por um ou outro deslize na sincronização labial e uma ou outra troca de vozes de personagens, pode se dizer que a dublagem ficou muito boa, destacando a evolução das localizações de jogos no mercado nacional. Com tudo isso pode se dizer que Injustice é um jogo com bastante conteúdo e que agrada em cheio tanto fãs de jogos de luta como os fãs de HQs e que certamente vai render muitas horas de diversão.


Você pode encontrar Injustice: Gods Among Us pra PS3 ou XBOX 360 na Abraão Games, tanto na loja física ou na online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário